URGENTE- Lapena divulga pesquisa fraudulenta suspensa pela Justiça






Levantamento foi produzido pela AR7 Pesquisas Inteligentes, que teve 12 pesquisas suspensas pela Justiça Eleitoral em apenas um mês


Uma pesquisa fraudulenta suspensa pela Justiça Eleitoral foi publicada nesta sexta-feira (4) pelo Portal Região 16 com o objetivo de emplacar uma redução na vantagem de Eliana Honain (PT) em relação ao segundo colocado, Doutor Lapena (PL). Após todas as pesquisas divulgadas ao longo da corrida eleitoral apontarem ampla vantagem de Eliana, a Editora Cidades LTDA encomendou a pesquisa junto à AR7 Pesquisas Inteligentes, empresa que teve 12 pesquisas suspensas pela Justiça Eleitoral em apenas um mês.

No início desta semana, a Justiça Eleitoral determinou a suspensão dessa pesquisa, citando falhas metodológicas graves. A decisão liminar, assinada pela juíza Ana Cláudia Habice Kock, identificou a ausência de perguntas sobre renda familiar e grau de instrução dos entrevistados, divergências no plano amostral e um valor cobrado atípico para a pesquisa, levantando dúvidas sobre a credibilidade do levantamento.

A suspensão, que visa evitar a influência indevida no eleitorado, ocorre às vésperas das eleições municipais. A pesquisa da AR7 foi registrada com o número SP-09010/2024. Portanto, a determinação judicial foi descumprida pelo Portal Região 16, que de acordo com levantamento preliminar tem como administrador da página um assistente parlamentar da deputada estadual Fabiana Bolsonaro (PL).

História repetida

O fato curioso dessa história é que em 2020, uma pesquisa que também foi encomendada pela Editora Cidades foi divulgada às vésperas da eleição municipal, com resultados muito destoantes das pesquisas realizadas na época. Naquela pesquisa, o Doutor Lapena aparecia com números muito acima do que foi apresentado nos levantamentos realizados durante a corrida eleitoral, que até então apontavam larga vantagem de Edinho na liderança, seguido de um equilíbrio entre Lapena e Coca Ferraz.

Coca, na época, foi quem entrou com a representação na Justiça Eleitoral, que determinou a suspensão da pesquisa por indícios de irregularidades, incluindo a ausência de opções para votos nulos e brancos, comprometendo a neutralidade dos resultados apresentados. A decisão partiu do juiz eleitoral da época, Marco Aurélio Bortolin, e gerou repercussão na cidade, colocando em xeque a qualidade das informações divulgadas.

Com esse histórico de determinações, a Editora Cidades e as pesquisas por ela encomendadas têm sido alvo de questionamentos quanto à transparência e à conformidade metodológica. A Justiça Eleitoral tem atuado com rigor para garantir a lisura das informações e proteger a escolha informada dos eleitores. A AR7 Pesquisas Inteligentes LTDA, representada novamente, poderá recorrer da decisão, mas, até lá, a divulgação dos resultados permanece suspensa sob risco de multa e outras sanções.

Eliana lidera todas as pesquisas em todos os cenários

No cenário estimulado, quando são apresentados os candidatos aos entrevistados, Eliana lidera com 52% das intenções de voto, seguida de Dr. Lapena (PL) com 28%, Pedro Tedde (Novo) com 3%, Dr. Marcos Garrido (PSD) com 2%, enquanto Tiago Pires (PCO) tem 2%. Nulos e brancos somam 1%, enquanto 12% não souberam ou não responderam.

No cenário espontâneo, no qual os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, a ex-secretária de Saúde também lidera. Ela tem 52%, contra 28% do Doutor Lapena, 3% de Pedro Tedde, 2% de Marcos Garrido e 1% de Tiago Pires. Um total de 13% afirmou que não sabe ou não respondeu. No cenário dos votos válidos, que desconsidera os votos brancos, nulos e indecisos, Eliana lidera com 59,8%, à frente de Doutor Lapena com 32,2%, Pedro Tedde com 3,4%, Dr. Marcos Garrido com 2,3% e Tiago Pires com 2,3%. 

A pesquisa, que entrevistou 625 pessoas, foi realizada entre os dias 23 e 25 de setembro, com uma margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, e um nível de confiança da pesquisa é de 95,5%. A pesquisa está registrada no TSE-SP sob o número SP-03295/2024.