O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que transportava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve a decolagem interrompida no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, neste domingo (5). Imagens divulgadas nas redes sociais mostram a aeronave dando início à corrida na pista e em seguida recebendo a ordem de interrupção.
Em nota, a FAB e o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) confirmaram a interrupção da decolagem, mas não se pronunciaram sobre a causa do problema. “A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que a aeronave presidencial VC-1 realizou uma abortiva no início da corrida de decolagem no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. A ocorrência, no entanto, foi sanada e o voo prosseguiu normalmente”, informou.
Segundo informações obtidas pelo R7, uma luz de alerta no painel da cabine da aeronave acendeu, por isso o piloto abortou a decolagem e retornou. Foram refeitos os procedimentos e o voo pôde prosseguir normalmente.
A tentativa de decolagem, transmitida ao vivo pelo canal do YouTube Golf Oscar Romeo, mostra o momento em que a decolagem é interrompida e o avião é encaminhado ao pátio militar.
Na última sexta-feira (2), Lula participou da cerimônia em comemoração aos 132 anos do Porto de Santos e do anúncio das obras do túnel entre Santos e Guarujá, em São Paulo.
Fonte:R7