A Casa Branca anunciou, nesta segunda-feira (16), o cancelamento de uma viagem que o presidente Joe Biden deveria fazer ainda hoje ao estado do Colorado, em um momento em que vários veículos da imprensa falam sobre uma possível visita a Israel nesta semana.
Biden permanecerá em Washington para "participar de reuniões sobre questões de segurança nacional", afirmou um breve comunicado do Executivo americano.
"Houve um convite do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu", disse nesta segunda-feira (16) a uma rede de televisão americana o porta-voz da Casa Branca, John Kirby. Porém, "não há nenhuma viagem da qual eu possa falar agora", acrescentou.
A intenção de Biden é "permanecer focado no que está acontecendo entre Israel e o Hamas", completou o porta-voz. O democrata, de 80 anos, tinha uma viagem prevista ao Colorado para visitar uma fábrica de torres eólicas.
A imprensa americana garante que autoridades de Israel e dos Estados Unidos conversam sobre uma possível visita de Biden, que prometeu apoio "inquebrantável" depois dos ataques terroristas do Hamas no dia 7 de outubro.
Essa não seria a primeira viagem de Biden a um país em guerra, já que, em fevereiro, ele esteve na Ucrânia depois de uma preparação para a visita mantida em absoluto segredo. O presidente americano também já visitou Israel em julho de 2022.