O ICS (Índice de Confiança de Serviços) aumentou pelo terceiro mês seguido e atingiu os 92,9 pontos em maio, o maior nível desde novembro do ano passado (93,7 pontos), de acordo com dados revelados nesta terça-feira (30) pela FGV (Fundação Getulio Vargas).
Apesar da alta da confiança no setor, o índice mantém o ritmo de desaceleração verificado nos últimos dois meses, afirma Rodolpho Tobler, economista do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia).
"O resultado de maio foi influenciado pela melhora das expectativas, diferente do que vinha ocorrendo nos meses anteriores. Houve piora da percepção sobre a situação atual e pequena oscilação na demanda", detalha Tobler.
Para o economista, ainda há resiliência do segmento de serviços prestados às famílias para os quais os consumidores ainda parecem sustentar a demanda. "Para os próximos meses, há uma redução do pessimismo que está relacionado a uma perspectiva de melhora do cenário econômico no segundo semestre do ano”, avalia ele.
A alta do ICS de maio ocorre por uma melhora das expectativas para os próximos meses: o IE-S (Índice de Expectativas) subiu 2,5 pontos, para 92,7 pontos, maior nível desde outubro de 2022 (98,2 pontos).
Contribuiu para esse resultado o crescimento de 3,3 pontos do indicador de demanda prevista nos próximos três meses que foi para os 92,6 pontos, e a alta de 1,4 ponto do indicador de tendência dos negócios nos próximos seis meses, que alcançou 92,7 pontos. Em ambos os indicadores o nível é maior desde outubro do ano passado.
Já as avaliações sobre o momento pioraram, com o recuo de 1,4 ponto do ISA-S (Índice de Situação Atual), para 93,4 pontos. A queda foi influenciada principalmente pelo indicador de situação atual dos negócios, que caiu 2,5 pontos, para 92,7 pontos, menor nível dos últimos três meses. O indicador de volume de demanda atual ficou praticamente estável ao variar -0,3 ponto, para 94,0 pontos.
Os últimos resultados positivos da confiança de serviços fizeram com que o índice em médias móveis trimestrais registrasse recuperação. A melhora do setor foi disseminada em praticamente todas as suas principais atividades, com exceção do segmento de informação e comunicação, que vinha sistematicamente em patamar superior.
Por outro lado, o aumento mais intenso do otimismo em maio foi observado no segmento de serviços profissionais, que avançou tanto nos indicadores sobre presente quanto sobre o futuro próximo.
Fonte:R7