“Prefeitura nos Bairros” leva educação ambiental à região Parque das Hortências

 




O programa “Prefeitura nos Bairros” segue levando os diversos serviços e atendimentos oferecidos em cada região que passa, e nesta semana os alunos da EMEF Henrique Scabello recebem as atividades de Educação Ambiental “O rio começa aqui” e “Bacia hidrográfica local”. A ação é realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, através da Gerência de Planejamento, Sustentabilidade e Educação Ambiental e integra as ações do programa na região do Parque das Hortências.

O gerente de Sustentabilidade, Planejamento e Educação Ambiental, Valter Iost, destaca que a iniciativa busca sensibilizar os alunos para a questão ambiental. “Buscamos mostrar para eles a necessidade de nós sermos a mudança que queremos para o planeta”.

O engenheiro Agrimensor da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Leonardo de Araújo Neto, explica as dinâmicas buscam apresentar aos alunos o nome dos corpos d’água que passam próximo a escola. “Essa conversa tem como objetivo despertar o sentimento de pertencimento dos alunos”.

Segundo ele, a atividade visa também explicar o Ciclo Hidrológico, a importância da coleta seletiva, a reciclagem e o consumo consciente. “No projeto bacia hidrográfica local explicamos como se dá a urbanização e a mudança no sistema de drenagem, falamos sobre a importância da preservação ambiental e da biodiversidade para termos uma boa qualidade de vida”.

Essa segunda fase da edição 2023 do “Prefeitura nos Bairros”, que foi lançada na última segunda-feira (27), atenderá até o dia 6 de abril a região do Parque das Hortências, que envolve ainda os bairros Jardim Cruzeiro do Sul 1 e 2, Jardim Del Rei, Jardim Arco Íris, Jardim Athenas, Jardim Diamante, Jardim dos Industriários, Jardim Dumont, Jardim Esplanada, Jardim Ieda, Jardim Santa Adélia, Jardim Santa Marta, Jardim Silvestre, Vila Bonilha, Adelino Silva, Condomínio Satélite e Residencial Nossa Senhora Aparecida.

Enquanto as equipes de manutenção e zeladoria atuam nas ruas da região, o atendimento social é oferecido na Emef Henrique Scabello, no Hortências, de terça a sexta-feira, das 8h30 às 13h30.

O programa foi introduzido pelo prefeito Edinho em 2001, durante seu primeiro mandato em Araraquara, e que visa levar todos os serviços da Prefeitura para perto das pessoas. O programa é uma ação coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, por meio da Coordenadoria de Participação Popular. Seu propósito é levar um mutirão de ações de zeladoria e manutenção da cidade, tais como operação tapa-buracos, troca de iluminação, roçada, limpeza, renovação da sinalização horizontal, manutenção de próprios, remoção e poda de árvores, limpeza de terrenos, combate à dengue, dentre outros.