Mês da Mulher nos presídios tem workshops de beleza, palestras e presentes

 




Dedicado às mulheres, o mês de março foi marcado por diversas atividades para homenagear servidoras e reeducandas. Workshops de beleza, palestras, rodas de conversa, dinâmicas, vídeos, confraternizações e entrega de brindes estão entre as ações desenvolvidas nas unidades prisionais e sede administrativa da Coordenadoria da Região Noroeste (CRN).

Na Penitenciária “Osiris Souza e Silva” de Getulina, a data foi celebrada em grande estilo. As funcionárias foram maquiadas por uma colega de trabalho que atua no setor estético e também ganharam presentes durante um café da tarde especial.

Evento semelhante foi realizado na Penitenciária de Bernardino de Campos, que contou com a presença de uma design de moda e especialista em coloração pessoal. A profissional ensinou a utilizar a paleta de cores (junção de cores feitas para transmitir uma ideia, sentimento ou valor) na hora de fazer a maquiagem.

No Centro de Ressocialização (CR) de Ourinhos, as homenageadas também participaram de um workshop de beleza: aprenderam dicas de maquiagem e tiveram a oportunidade de provar diversos produtos de estética facial.

        Na sede administrativa da Coordenadoria Noroeste, em Pirajuí, foi realizada uma palestra ministrada por uma pedagoga com o tema “Mulheres de Valor”. Houve, ainda, entrega e sorteio de brindes por uma consultora de maquiagem e estética e café da manhã especial.

CIPAS

A maioria das ações para celebrar a data foi realizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) das unidades, em parceria com a Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário (CSSP) do estado. Entre as atividades para as funcionárias estão, ainda, palestras voltadas à saúde da mulher e decoração temática em áreas de convivência dos presídios.

REEDUCANDAS

Nas unidades femininas, as reeducandas também puderam se dedicar à estética. Na Penitenciária Feminina de Ribeirão Preto ocorreu o “Dia da Beleza Solidária”, que contemplou 116 detentas.

Elas receberam cuidados com cabelos, unhas, pele, pés, sobrancelhas e ainda fizeram tranças e maquiagem. A ação ajudou a renovar o visual e elevar a autoestima das sentenciadas.

Iniciativa semelhante ocorreu na Penitenciária Feminina de Guariba, onde 18 presas idosas passaram por procedimentos para a pele, maquiagem, sobrancelha, corte de cabelo e escova.

No CR Feminino de Araraquara, além de palestras, as reeducandas ganharam sessões de massagens nos pés, oferecidas por uma podóloga convidada para as comemorações à data.

Já na Penitenciária Feminina “Sandra Aparecida Lario Vianna” de Pirajuí, as internas participaram de uma discussão com psicólogo sobre autoestima e dignidade da mulher presa.