Vereador de Araraquara defende distância entre escolas e armas

 




Na última terça-feira, foi protocolado o Projeto de Lei Complementar – PLC, que proíbe a instalação e funcionamento de estabelecimentos, entidades, clubes ou escolas de tiro, a menos de três quilômetros de distância dos estabelecimentos de ensino, públicos ou privados da cidade.

O PLC, de autoria do Vereador Guilherme Bianco, do PCdoB, considera que é preciso garantir a adequada e segura distância de tais estabelecimentos dos locais que concentram grande número de crianças, adolescentes e suas famílias, tendo em vista o alarmante aumento de casos de violência envolvendo armas de fogo, cujas maiores vítimas são justamente os mais jovens.

Como é notório, exemplos dessa realidade não faltam. No dia 25 do corrente, mais uma tragédia envolvendo jovens e armas de fogo causou imensa comoção nacional. Na cidade de Aracruz-ES, um garoto de 16 anos invadiu duas escolas, matou três professoras, uma aluna de 12 anos, e deixou outras 12 pessoas feridas.

Segundo dados do Instituto Sou da Paz, o aumento da circulação de armas em ambiente urbano é uma das principais causas de situações de violência e mortes por armas de fogo envolvendo crianças e jovens. Portanto, entende-se ser fundamental que o poder público proteja nossas famílias e nossas crianças dos riscos associados à exposição ou proximidade de armas de fogo.