Evento homenageia envolvidos na melhor classificação de Araraquara na história dos Jogos Abertos

 





Muita alegria e emoção marcaram o evento realizado nesta terça-feira, dia 22, no Cear, para homenagear os atletas, comissões técnicas e funcionários que participaram da 84ª edição dos Jogos Abertos do Interior, em São Sebastião. Araraquara ficou na 5ª posição da classificação geral da competição, à frente de cidades maiores como São José do Rio Preto (6ª), Franca (13ª) e Jundiaí (23ª) e superou sua maior colocação na história dos Jogos, que foi a 8ª posição, em 2019.

O vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, representou o prefeito Edinho e parabenizou os presentes na noite de homenagem. “Parabéns a todos os 280 atletas, às comissões técnicas e às equipes da Secretaria de Esportes e Lazer e da Fundesport, chefiadas pela Milena, pela Roseli e pelo Édio, que deram o suporte necessário para que nossas equipes fizessem a melhor competição possível”.

Para Damiano, esse resultado mostra que o projeto esportivo desenvolvido sob o comando do prefeito Edinho está no caminho certo. “Edinho é um grande defensor do esporte como uma política pública estruturada que revele talentos e também tenha a sua contribuição social, transformando a vida das pessoas. Um grande símbolo disso são as nossas Escolinhas de Esportes, com 5 mil alunos matriculados em todos os bairros da cidade. Todo esse trabalho está dando certo, e a conquista de vocês é reflexo disso”.

A secretária municipal de Esportes e Lazer, Milena Pavanelli, ressaltou o trabalho de toda a equipe da Secretaria de Esportes e Lazer e da Fundesport, que trabalhou muito no desenvolvimento das modalidades e foi fundamental para a organização da viagem e a estrutura montada em São Sebastião. “E, é claro, vocês foram os protagonistas desse sucesso. Todo o treino, a dedicação, o suor, a luta diária dos atletas e das comissões técnicas pelo melhor desempenho e a melhor preparação para os Jogos Abertos deram resultado. Nós somos imensamente gratos a vocês por todo esse amor para com o esporte. Araraquara agradece a todos vocês”.

A presidente da Fundesport (Fundação de Amparo ao Esporte do Município de Araraquara), Roseli Gustavo, salientou a importância do investimento em políticas públicas voltadas ao esporte para a conquista da cidade. “Mesmo diante dos momentos difíceis que nós vivemos, com políticas públicas sendo cortadas pelos governos durante a pandemia, aqui em Araraquara graças ao governo do prefeito Edinho, conseguimos manter as nossas políticas públicas e chegar a essa importante conquista, deixando 190 cidades para trás”.

O evento foi marcado também por homenagens à atleta Esther Martins dos Santos, da categoria sub-17 da Ferroviária, que faleceu no começo do mês, em Araraquara, após um mal súbito durante o treino da equipe de Futebol Feminino Sub-17 das Guerreirinhas Grenás. O coordenador de Esportes, Lazer e Alto Rendimento, Édio Lopes, chefe da delegação durante a competição, destacou durante a sua fala, a conquista da medalha de prata pela atleta nos Jogos Abertos e a sua participação na abertura do evento. “Fomos conversando durante o caminho de carro até o evento de abertura dos Jogos. Era possível ver nela a simplicidade e a vontade de querer uma vida melhor através do esporte, para ela e para a família. Sentimos muito sua perda, mas temos certeza que ela nos deixou fazendo aquilo que mais gostava, dentro do espaço que ela mais amava, que era o futebol”.

A técnica da Ginástica Artística de Araraquara, Juliana Desidério, representou as comissões técnicas durante a cerimônia e destacou a importância do trabalho coletivo na conquista da melhor classificação da cidade na competição. “O quinto lugar inédito nos Jogos Abertos do Interior deve ser motivo de muito orgulho para todos nós e esse resultado não veio sozinho. Técnicos, atletas, equipes multidisciplinares, pais, responsáveis, patrocinadores, todos os funcionários que cuidaram de toda nossa estrutura em São Sebastião, cozinha, transporte, logística, alojamento, manutenção, enfim, todas aquelas pessoas que direta e indiretamente contribuem para que cada modalidade competisse. Fundesport, Secretaria de Esportes e Prefeitura Municipal de Araraquara, sem vocês esse resultado não aconteceria. Todos vocês têm parte nessa conquista”.

Juliana também reforçou a importância de se ter políticas públicas que entendam o esporte como ferramenta de inclusão e transformação social. “Isso nos ajuda a cumprir o nosso principal papel enquanto educadores e técnicos que é formar cidadãos. Acho que além de formar atletas e pessoas que vão ter sucesso no esporte, a gente tem que formar jovens e adultos que vão nos ajudar a deixar o mundo um pouquinho melhor do que a gente encontrou. É esse nosso papel aqui”.

O atleta do kickboxing, Rodrigo Aparecido Pereira, representou os atletas durante a cerimônia e relatou como o esporte ajudou a superar muitas perdas familiares na infância para se tornar um campeão. “Comecei na capoeira, cheguei a treinar com o mestre Zezinho, técnico da fundesport, que me apresentou o mestre Nildão, que hoje além de técnico é como se fosse meu pai”.

Segundo ele, o investimento no esporte da gestão do prefeito Edinho, por meio da Fundesport, ajuda a formar campeões no esporte e na vida. “Através de muito treino e muito luta, eu que era um cordeirinho fragilizado, comecei a virar um leão cheio de vitórias, com apoio da Fundesport na gestão do Edinho, conquistei títulos que eu nem sonhava, como três vezes campeão paulista de kickboxing, duas vezes campeão brasileiro de kickboxing, medalhista dos Jogos Abertos. Cheguei a ser o primeiro do ranking em um dos maiores eventos da modalidade na américa latina e hoje sou o atual campeão panamericano de kickboxing”.   

Durante o evento, os integrantes das equipes de apoio da Secretaria de Esportes e Lazer e Fundesport receberam uma medalha simbolizando a contribuição de todos na conquista. Também foi exibido um vídeo produzido pela Secretaria Municipal de Comunicação em homenagem aos atletas. O superintendente do Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos), Donizete Simioni, esteve presente.