Em Itanhaém-SP, churrasco termina com “vômito coletivo” após larvas serem encontradas na carne

 




Caso ocorreu em Itanhaém-SP. Antes de perceber a presença da larva, a mulher já havia trocado uma das peças que apresentou forte cheiro de podridão.

A auxiliar de enfermagem Kelly Beck Tofteraa, de 36 anos, teve uma surpresa desagradável ao encontrar larvas de mosca em uma peça de carne que foi comprada embalada à vácuo em um supermercado no Centro de Itanhaém, no litoral de São Paulo. Ela informou que antes de perceber os bichos, ela já havia trocado uma peça de carne que estava com cheiro podre. O mercado realizou a troca do produto imediatamente, e informou que o item estava dentro da validade. 

Auxiliar de enfermagem disse que todos vomitaram ao notar que a carne estava com larvas | Foto: Kelly Beck Tofteraa/ Reprodução

A auxiliar de enfermagem mora na Noruega e disse ter vindo à região passar férias e visitar a família, que mora Praia Grande-SP, também no litoral paulista. "Aluguei uma casa em Itanhaém, com piscina, tudo". Eles compraram a carne para fazer um churrasco.

Ao chegar do supermercado, abriram os dois pacotes de carne, um deles com forte cheiro. A irmã dela foi ao mercado trocar e percebeu que outra pessoa fazia o mesmo, mas não reparou qual era a carne.

Eles abriram o outro pacote de carne e, como não estava fedendo, o cunhado começou a assar. "Aí tinha gente comendo pão de alho, pegando as carnes e comendo. Minha irmã sentou e, na hora que bateu o olho na carne assada, disse que tinha um bichinho, mas pensou que era da salada".

Ao olhar a carne crua, percebeu que estava com larvas. "Estava cheia de bichinho. Peguei o pedaço e levei no mercado". A auxiliar de enfermagem contou que os funcionários disseram para que ela pegasse uma nova carne, mas ela negou.

Auxiliar de enfermagem encontrou larva em carne comprada no Mercado Extra em Itanhaém-SP | Foto: Kelly Beck Tofteraa/ Reprodução

Ao todo, 16 pessoas participavam do churrasco organizado pela auxiliar de enfermagem. "Todo mundo saiu correndo, enfiando o dedo na goela para vomitar. Todos vomitaram. Foi um horror".

Segundo Kelly, no dia seguinte a filha dela e duas sobrinhas passaram mal com diarreia e reclamando de dor de barriga. "Foi uma vergonha. Chamo minha família todinha para comer carne, curtir a casa, dormir lá, acontece uma coisa dessa. Pensa todo mundo colocando o dedo na goela para colocar para fora".

"Entrei em contato com a Friboi, mandaram um técnico na minha casa, foram em Guarujá no apartamento em que eu estava, levaram um kit churrasco com uma tábua, faca e garfo, disseram que se reuniram com técnicos para analisar o vídeo, e um deles disse que um ovo da larva pode ter saído de dentro da tábua", disse.

Ela também disse que entrou em contato com o supermercado, ficaram de dar um retorno, mas até o momento ela não recebeu nenhum posicionamento. "É um horror, uma vergonha, um nojo. É uma falta de consideração com o cliente, consumir uma carne com bicho, dar carne com bicho para criança, nunca se sabe o que pode acontecer, mas graças a Deus não aconteceu nada mais grave".

Posicionamentos

Em nota, o Mercado Extra informou ter trocado o produto imediatamente, e que o item estava dentro da validade. A empresa disse, ainda, que, por ser uma peça de carne embalada à vácuo, não realiza nenhum tipo de manipulação do produto em suas dependências.

A JBS disse que a Friboi enviou um técnico para verificar as condições do mercado e na casa da consumidora. Segundo a empresa, o caso está sendo analisado pelos setores responsáveis e uma resposta técnica será enviada nos próximos dias.

Ainda de acordo com a nota, a Friboi enviou um kit de churrasco à consumidora e ressalta que mantém compromisso inegociável com a qualidade de seus produtos.