Durante todo o dia desta terça-feira, 10, policiais ambientais de São Carlos, durante atendimento a denúncias e patrulhamento preventivo em diversos pontos da cidade, realizou a Operação Gaia e flagrou aves nativas em cativeiro.
Em uma das casas, os policiais flagraram duas maritacas em viveiro. Questionado o morador disse informou ter ganho as aves ainda filhotes e desconhecia da irregularidade.
Em outro endereço, os agentes da lei descobriram ainda 37 aves nativas sendo mantidas irregularmente cativeiro. O acusado confessou capturar as aves em uma propriedade rural e as mantém em gaiolas por hobby. As aves foram reintroduzidas em seu habitat natural.
Por fim, na terceira ocorrência, duas aves nativas estavam em cativeiro e proprietário disse adquirido de uma pessoa. As aves também foram reintroduzidas em seu habitat natural.
Em todos os casos, os proprietários foram autuados e responderão criminalmente pelos fatos.