O governador João Doria (PSDB) assinou nesta sexta-feira (18) o projeto de lei que autoriza a criação da Região Metropolitana de Piracicaba. Para passar a valer, a proposta precisa ser aprovada pela Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo).
A criação da Região Metropolitana atende a uma antiga reivindicação de Piracicaba e demais municípios do entorno. Pela proposta do Palácio dos Bandeirantes, a nova Região Metropolitana vai abranger 25 cidade: Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Laranjal Paulista, Leme, Limeira, Mombuca, Piracicaba, Pirassununga, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Cruz da Conceição, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro.
“Hoje o grande fato é o anúncio da Região Metropolitana de Piracicaba. Isso significa uma conquista depois de três décadas. Trinta anos de debate. E agora, em um ano, nós definimos a sua criação”, declarou o governador. “Isso estabelece um novo planejamento urbano, rural e de integração das cidades que farão parte da nova Região Metropolitana”, afirma Doria.
Segundo o Estado, união dos 25 municípios na Região Metropolitana de Piracicaba vai facilitar o desenvolvimento de políticas públicas conjuntas relacionadas ao planejamento regional e desenvolvimento socioeconômico.
Com a descentralização, novos conselhos regionais, comitês executivos, autarquias e fundos de desenvolvimento poderão ser criados para otimizar serviços públicos e facilitar a cooperação entre diferentes níveis de governo.
Fonte: O LIBERAL