Reunião com representantes do setor de alimentação para garantir empregos
Participei agora de uma reunião com representantes de restaurantes e bares da cidade para informá-los de que, após muito diálogo com o Ministério Público, eles poderão atender até as 23 horas, desde que cumpram a restrição de 4 horas diárias de funcionamento e sigam rigorosamente todas as medidas de prevenção do contágio da Covid-19 previstas em decreto municipal, incluindo o distanciamento das mesas, fornecimento de álcool em gel e uso de máscaras por todos que estiverem circulando no interior do estabelecimento.
A autorização do horário de funcionamento até as 23 horas de bares e restaurantes é um acordo feito junto ao Ministério Público, que só foi possível graças aos resultados das ações de enfrentamento da Covid-19 que adotamos desde o início da pandemia. Entre outros índices, essas ações nos colocam hoje como a cidade do estado de São Paulo com a menor taxa de óbitos decorrentes da doença. Além disso, Araraquara se destaca pela ampla testagem e diagnóstico, muito acima da média nacional e até de outros países, como a Alemanha.
Pedi a colaboração de todos no cumprimento das medidas de restrição para que possamos continuar avançando na retomada das atividades econômicas e garantindo a segurança e a saúde da nossa população.
Agradeço muito a todos os secretários presentes, ao presidente do SinHoRes (sindicato de hotéis, bares e restaurantes), Fernando Pacchiarotti, além de todos os representantes do setor.
Prefeitura publica decreto que estende quarentena até 5 de agosto
Documento também traz algumas alterações e ajustes feitos no decreto municipal anterior
A Prefeitura Municipal publica nos Atos Oficiais do Município, nesta quinta-feira (16), o decreto municipal que estende a quarentena até dia 5 de agosto, prorrogando também todas as medidas, providências e determinações constantes no decreto municipal, nº 12.236, de 23 de março de 2020.
O documento também traz algumas alterações e ajustes feitos no decreto municipal anterior, entre eles a autorização de atendimento presencial no âmbito dos estabelecimentos de educação não regulados pelo Poder Público.
Isso abrange as escolas de idiomas, de esportes, de dança, de informática e etc, que só poderão retomar o atendimento presencial com a adoção cumulativa de providências previstas no decreto municipal. São elas “adequação aos protocolos sanitários do Plano São Paulo, instituído por meio do Decreto Estadual nº 64.994, de 28 de maio de 2020, no que for pertinente à atividade desenvolvida pelo estabelecimento, especialmente no que tange à Seção Diretrizes Transversais e aos itens 2 (banheiros e vestiários), 15 (salas e treinamento) e 16 (áreas comuns de convivência – salas de professores, de café etc.) da Seção Diretrizes por Ambiente; e apresentação, pelo estabelecimento, de protocolo sanitário de higienização e distanciamento de alunos para as atividades a serem desenvolvidas, o qual deverá ser aprovado pelo Comitê de Contingenciamento do Coronavírus no município de Araraquara”.
Também de acordo com o decreto que será publicado nesta quinta-feira, os postos de combustíveis poderão funcionar de segunda-feira a domingo, das 6 às 21 horas, sendo que o atendimento ao público nas lojas de conveniência neles instaladas seguirá o do horário dos respectivos postos.
Outra alteração neste decreto municipal trata do atendimento simultâneo de consumidores em hipermercados e supermercados em razão da área total prevista no respectivo Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).
O prefeito Edinho ressalta que todas as alterações e ajustes no decreto municipal vêm sendo definidos mediante diálogo com os diferentes segmentos da economia local e com o Ministério Público. Eles se baseiam nos resultados das ações de enfrentamento da Covid-19 que foram adotadas desde o início da pandemia.
Entre outros índices, essas ações apontam Araraquara como a cidade do estado de São Paulo com a menor taxa de óbitos decorrentes da doença. Além disso, Araraquara se destaca pela ampla testagem e diagnóstico, muito acima da média nacional e até de outros países, como a Alemanha. “Precisamos da colaboração de todos no cumprimento das medidas de restrição para que possamos continuar avançando na retomada das atividades econômicas e garantindo a segurança e a saúde da nossa população”, afirma Edinho.