“O silêncio é a resposta mais sábia que podemos dar aos tolos”









“Queira a profundidade da fala que nos pede calma. Calma para dizer, calma para ouvir. Hoje, neste tempo de palavras muitas, queiramos a beleza dos silêncios poucos.” – Padre Fábio de Melo

Seria muito bom se todos tivessem o mínimo de bom senso e sabedoria nos relacionamentos com aqueles ao seu redor, mas infelizmente é mais comum encontrarmos pessoas ignorantes e maldosas do que bons companheiros, que chegam em nossas vidas com intenções positivas.
Quando somos provocados ou feridos por alguém, nossa primeira reação pode ser querer devolver na mesma moeda, porque lidar com pessoas que estão constantemente querendo nos colocar para baixo ou nos desmotivar é extremamente cansativo, ainda mais quando, em nosso ponto de vista, nunca fizemos nada para merecer esse tipo de comportamento.
No entanto, conforme vivemos e ganhamos maturidade, nossas percepções a respeito dessas pessoas mudam. Aprendemos que quando se trata de pessoas ignorantes, o melhor que fazemos não é buscar discussões ou nenhum tipo de vingança, mas estar em silêncio.
As atitudes delas são planejadas, exatamente com a intenção de nos desestabilizar, e todas as vezes em que sequer pensamos em algum tipo de vingança, elas já conquistaram o seu objetivo, porque ainda que não coloquemos nada em prática, já perturbamos a nossa paz interior.
Não podemos permitir que coisas como essa exerçam uma influência tão grande em nossas vidas.
Temos tantas coisas para planejar, objetivos para conquistar, pessoas para amar… não vale a pena desperdiçar tempo com coisas bobas e pessoas tolas.

Padre Fábio de Melo tem uma mensagem muito reflexiva, que fala exatamente sobre o valor do silêncio quando lidamos com pessoas ignorantes. Confira abaixo:

“Em muitos momentos da vida o silêncio é a resposta mais sábia que podemos dar a alguém. Por isso, prepare bem a palavra que será dita.
Palavras apressadas não combinam com sabedoria. Os sábios preferem o silêncio. E nos seus poucos dizeres está condensada uma fonte inesgotável de sabedoria.
Não caia na tentação do discurso banal, da explicação simplória.
Queira a profundidade da fala que nos pede calma. Calma para dizer, calma para ouvir. Hoje, neste tempo de palavras muitas, queiramos a beleza dos silêncios poucos.

Não diga as coisas com pressa. Mais vale um silêncio certo, que uma palavra errada. Demore naquilo que você precisa dizer.
Livre-se da pressa de querer dar ordens ao mundo. É mais fácil a gente se arrepender de uma palavra, do que de um silêncio.
Palavra errada, na hora errada, pode se transformar em ferida naquele que disse, e também naquele que ouviu.
Em muitos momentos da vida, o silêncio é a resposta mais sábia que podemos dar a alguém.
O silêncio é a única resposta que devemos dar aos tolos. Porque onde a ignorância fala, a inteligência não dá palpites.”
Padre Fábio de Melo

Sábias palavras do padre. As nossas reações a tudo aquilo que pensam de nós ou fazem conosco são determinantes para a criação de nossas realidades.

Devemos sempre nos preservar, poupar palavras, porque muitas vezes o silêncio diz muito mais do que um grande discurso.
Guarde esse conhecimento consigo e sempre que pensar em revidar, silencie. Você verá quanta diferença essa escolha fará em sua qualidade de vida.


Fonte: O Segredo