Thainara Faria representa a Câmara em fórum sobre combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes



18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Representando a Câmara Municipal, a vereadora Thainara Faria (PT) participou, na manhã desta sexta-feira (18), de um fórum de debates sobre o tema.
A discussão foi realizada na sede do Centro Formador de Pessoal para a Saúde (Cefor Araraquara) e organizado pelo Centro de Referência Especializada da Assistência Social (Creas Girassóis), vinculado à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. O objetivo é mobilizar todo o sistema de garantia de direitos para o enfrentamento e prevenção contra esse tipo de violência.
O prefeito Edinho Silva (PT) abriu o debate ressaltando o trabalho promovido pelo Creas, que possui ações voltadas ao apoio à família, orientação e encaminhamento para os outros serviços da rede, orientação jurídica e auxílio no acesso à documentação pessoal. “Parabenizo o Creas pelas iniciativas envolvendo essa questão pertinente e que devem ser colocadas no centro das atenções. Acredito sempre no trabalho de prevenção e de forma integrada. Ninguém muda a sociedade se não mudar as pessoas”, disse.
A gestora do Creas, Mônica Fernanda Favoreto da Silva, agradeceu ao incentivo dos órgãos públicos pela causa e espera que as discussões tragam bons frutos. “Que consigamos ter um bom debate”, pontuou.
A secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Eloisa Mortatti, lamentou pelos índices significativos em relação ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. “É algo que não podemos admitir em nossa cidade”, falou, citando a parceria entre o Creas e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
Thainara destacou em seu discurso o trabalho envolvendo o combate a esse tipo de violência realizado pela Casa de Leis. “É importante estarmos aqui nesse dia 18, pois a missão desse fórum é engajar a sociedade nessa luta contra o abuso e exploração sexual de nossas crianças e adolescentes. E estou aqui para reforçar o trabalho da Câmara por essa causa”, relatou. Além disso, a vereadora frisou que tais crimes não ocorrem somente com meninas, como a maioria pensa, mas também meninos.
A deputada estadual Marcia Lia (PT) esteve presente no evento e lembrou da relevância de dialogar o tema com a população. Além da parlamentar, o debate contou com a presença de secretários municipais e da professora do Departamento de Psicologia e membro do Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (Laprev) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Sabrina Mazzo D’Affonseca, que ministrou uma palestra para os participantes do fórum.