Juliana Damus busca regulamentação para combate ao uso de cerol






O uso de cerol pode tirar vidas e sua incidência é ainda maior no período de férias escolares. Pensando nisso, a vereadora Juliana Damus (Progressistas) reuniu-se, na sexta-feira (25), com o secretário municipal de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Junior, o coordenador executivo de Justiça e Cidadania, Ernesto Esteves, e a gerente de programa, Marina Ribeiro da Silva, para discutir uma regulamentação mais efetiva de combate ao cerol.
“O objetivo é unir esforços para construirmos em conjunto uma lei que realmente amenize esse problema no nosso município. Infelizmente, alguns cidadãos precisam sentir no bolso antes de começar a agir com mais responsabilidade”, destacou a parlamentar.
Segundo Nogueira Junior, atualmente, as pessoas são notificadas quando flagradas fazendo tal uso, mas não sofrem nenhum tipo de sanção, justamente por falta de regulamentação e unificação do trabalho da Guarda Municipal e do setor de Posturas. Por isso, ambos precisam trabalhar em conjunto, sendo responsáveis por autuar os usuários de cerol.
Esteves pontuou a necessidade de rever o formulário de autuação e o sistema de registro das infrações administrativas, a fim de processar a multa aos responsáveis. “Assim, se não for pago, o valor da multa entrará para a dívida ativa da Prefeitura.”
Juliana também ressaltou a necessidade de envolver outros órgãos públicos na discussão, como, por exemplo, o Conselho Municipal da Criança e Adolescente de Araraquara (Comcriar).
A expectativa é organizar campanhas de conscientização sobre o uso do cerol em junho, para, em julho, colocar a nova legislação em vigor. “Esperamos que a informação possa, por si só, combater essa prática e que poucas pessoas sejam multadas”, concluiu a vereadora.