João Carlos Martins e Orquestra Bachiana fazem concerto gratuito no Cear nesta sexta (25)




Apresentação começa às 20h, é ao ar livre e não necessita de retirada de ingressos com antecedência; espaço em frente ao pavilhão da Facira será destinado para estacionamento de veículos


Está tudo pronto para a grande apresentação gratuita da Bachiana Filarmônica Sesi-SP, com regência do maestro João Carlos Martins, nesta sexta-feira (25), em Araraquara, em parceria do Sesi (Serviço Social da Indústria) com a Prefeitura.

O concerto será no Cear (Centro de Eventos de Araraquara e Região), em frente ao Centro Internacional de Convenção, às 20h. Não é necessária a retirada de ingressos antecipadamente.

“A apresentação será pontual. Serão 2 mil cadeiras colocadas à frente do palco. Então, as pessoas que têm necessidade de acompanharem sentadas devem chegar com antecedência”, explica a secretária de Cultura, Teresa Telarolli.

Segundo a Secretaria de Cultura e a Secretaria de Cooperação de Assuntos de Segurança Pública, as duas pistas da Rua Ivo Antônio Magnani (em frente aos pavilhões da Facira) serão fechadas para carros. Assim, a população que chegar a pé terá acesso, caminhando, até o palco da apresentação. A entrada será em frente ao Ginásio de Esportes “Castelo Branco”, o Gigantão.

Quem for de carro ou moto e quiser estacionar o veículo terá outra entrada disponível: pela “Passarela do Samba”, atrás da Arena da Fonte Luminosa. Assim que passar em frente ao Gigantão, o motorista deve pegar o desvio à direita e, depois, entrar novamente à esquerda.

O espaço destinado para estacionamento, de graça, será o mesmo ocupado pelo parque de diversões na Facira. Equipes da Guarda Municipal e agentes de trânsito farão o trabalho de orientação a pedestres e motoristas que chegarem até as imediações do Cear.

Apesar da entrada gratuita, é possível levar um quilo de alimento não perecível para ser doado às instituições cadastradas no Fundo Social de Solidariedade. A doação é opcional e espontânea.

Qualidade

Do clássico ao rock, o repertório promete emocionar o público com a interpretação singular da filarmônica para canções de Beethoven, Bach, Mozart, Adoniran Barbosa, The Beatles e Queen. Mais do que uma apresentação, trata-se de um encontro entre os ouvintes e os músicos da orquestra. Ao longo do espetáculo, o maestro interage com a plateia e, em um momento especial, assume o piano e relembra sua trajetória como concertista.

Mantida pelo Sesi e sob a direção do maestro João Carlos Martins, a orquestra Bachiana representa ação relevante no apoio à música erudita e ao desenvolvimento de seus integrantes. As apresentações abrangem desde o interior do Estado, periferias das grandes cidades, até renomados teatros, difundindo e valorizando a música clássica de alta qualidade técnica e artística.

João Carlos Martins é considerado um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach (1685-1750) e atingiu um patamar raramente alcançado por outros músicos brasileiros no século XX. Um dos pontos altos de sua carreira foi a gravação da obra completa para teclado. Logo após, devido a problemas físicos, teve que abandonar a carreira de pianista, canalizando sua paixão para a regência.

O maestro e parte da Orquestra Bachiana também estiveram na cidade em 2017, em meio às comemorações do aniversário dos 200 anos de Araraquara. O sucesso foi tanto que a apresentação lotou o Centro Internacional de Convenção e centenas de pessoas precisaram acompanhar na parte externa, por meio de telões.

Repertório:JOHANN SEBASTIAN BACH – Jesus Alegria dos Homens
L.V.BEETHOVEN – As Criaturas de Prometheus
LUDWIG VAN BEETHOVEN  – Concerto nº 5 “Imperador” (2º mov)
LUDWIG VAN BEETHOVEN  – Sinfonia nº 5 (4º mov)
W.A.MOZART – Concerto para Piano nº 21 (2º mov)
THE BEATLES – Yesterday
FREDDIE MERCURY – Love Of My Life
ENNIO MORRICONE – A Missão / Cine Paradiso
ASTOR PIAZZOLA – Libertango
ADONIRAN BARBOSA – Trem das Onze

SERVIÇO:
Bachiana Filarmônica SESI-SP, com regência do maestro João Carlos Martins

Local: CEAR (Rua Ivo Antonio Magnani, n° 200 – Fonte Luminosa)
Data: 25 de maio (sexta-feira)
Horário: 20 horas
Grátis (sem necessidade de retirada prévia de convites)