Atividade aborda o reconhecimento dos negros e indígenas na história oficial de Araraquara




Objetivo de provocar reflexões e debates acerca das políticas de promoção da igualdade racial, com a participação da sociedade civil

Nesta quarta-feira, 23 de maio, na Câmara Municipal de Araraquara será realizada a mesa redonda “Para além dos 200 anos - os porquês e a necessidade de reconhecermos negros e indígenas na história oficial de Araraquara”. A atividade faz parte da agenda “Da abolição ao reconhecimento” – programação que acontece de 14 a 24 de maio, em referência ao Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo.

Em sua segunda edição, a agenda tem todas as atividades gratuitas, sendo abertas a quaisquer interessados, numa realização da Coordenadoria Executiva de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento e Participação Popular.

A mesa redonda irá apresentar as reflexões sustentadas nos trabalhos de Grasiela Lima, da Fundação Araporã, e de Valquíria Tenório, pesquisadora do Baile do Carmo (IFSP-Matão). As pesquisadoras apresentam pareceres sobre o papel das populações indígenas e negras na história oficial de Araraquara, assim como as razões pelas quais terminam por ser sub-representados nas narrativas e histórias oficiais.

Vale lembrar que a programação da “Da abolição ao reconhecimento” tem o objetivo de provocar reflexões e debates acerca das políticas de promoção da igualdade racial, com a participação da sociedade civil. A ideia é difundir conceitos e práticas e fortalecer iniciativas que visem à promoção da igualdade racial e o combate à discriminação e ao racismo, fazendo valer os dispositivos legais que fundamentam e regulamentam essa política e sua implementação.

A Câmara Municipal de Araraquara está localizada à Rua São Bento, 887, no Centro da cidade.

SERVIÇO:
“Da abolição ao reconhecimento” apresenta:
Mesa Redonda: “Para além dos 200 anos - os porquês e a necessidade de reconhecermos negros e indígenas na história oficial de Araraquara”
Local: Câmara Municipal de Araraquara (Rua São Bento, 887 – Centro)
Data: quarta-feira (23 de maio)
Horário: 19 horas
Grátis