Evento foi promovido pelo CAAP (Centro Acadêmico de Administração Pública) e teve como tema ‘Governabilidade, Gestão e Representação’
O prefeito Edinho participou da abertura do 5º Encontro Paulista do Campo de Públicas, na sexta-feira (18), na Faculdade de Ciências e Letras da Unesp (Universidade Estadual Paulista).
O evento foi promovido pelo CAAP (Centro Acadêmico de Administração Pública). O chamado “Campo de Públicas” envolve os cursos de graduação em Administração Pública, Gestão Pública, Política Pública, Gestão de Políticas Públicas e Gestão Social.
“O tema do evento, ‘Governabilidade, Gestão e Representação’, é central. Temos um modelo de Estado que ruiu e um novo modelo que ainda não emergiu. Os alunos dos cursos do Campo de Públicas, futuros gestores, têm também a tarefa de colaborar no repensar do nosso modelo de representação e de qual Estado nós queremos”, declarou o prefeito.
Edinho falou sobre a experiência da participação popular em Araraquara. “Temos um modelo com o Orçamento Participativo, as conferências e os conselhos. Isso cria uma rede muito importante e estimula o exercício da cidadania, aproximando poder público e sociedade. Não sei se é o caminho para a crise que vivemos, mas sei que fortalece a democracia e a relação com a sociedade civil”, ressalta.
Ainda participaram da abertura do evento o diretor da Faculdade de Ciências e Letras, Claudio Paiva; a vereadora Thainara Faria (PT), representando a Câmara Municipal; a professora Soraya Lunardi, do Departamento de Administração Pública; Charles Vinicius, presidente do CAAP; Cryslan de Moraes, vice-presidente da Fenecap (Federação Nacional dos Estudantes dos Cursos do Campo de Públicas); e Guilherme Rezende, representando a AAPU (Associação dos Administradores Públicos da Unesp).
Depois das falas dos convidados, os integrantes da plateia puderam fazer perguntas sobre as políticas públicas desenvolvidas na cidade portuguesa.
Ainda estiveram no evento a coordenadora municipal de Economia Criativa e Solidária, Camila Capacle, que foi a mediadora do debate; o professor Daniel Menezes, do Mackenzie São Paulo e representando o Ciriec Brasil; e Sérgio Fonseca, professor do Departamento de Administração Pública da Unesp Araraquara.