A Ferroviária carimbou sua classificação para a semifinal da Copa Paulista 2017 ao eliminar o Santos no último sábado, quando superou o adversário por 3 a 2 na Fonte Luminosa, após ter vencido o jogo de ida na semana anterior por 4 a 0 na Vila Belmiro.
A vitória fez ainda a Locomotiva terminar a terceira fase com a melhor campanha entre as quatro equipes semifinalistas, o que dará a ela a vantagem de decidir em casa no jogo de volta da semifinal. A Ferroviária enfrentará a Portuguesa e quem passar fará a final com o vencedor dos duelos entre Inter de Limeira e XV de Piracicaba.
O técnico PC de Oliveira comemorou a classificação e a vantagem obtida. “Paramos de olhar para a tabela no momento em que tínhamos a melhor campanha e chegamos na fase quente do torneio com equipes de investimento muito maior que o nosso, por isso já estávamos em um local em que considerávamos bom. Ser o primeiro agora nos dá a vantagem de decidir em casa. O cruzamento entre Inter e XV de Piracicaba envolve inclusive rivalidade da região e nós, contra a Portuguesa, enfrentaremos uma equipe que está investindo tudo e muito dinheiro para estar no Campeonato Brasileiro do ano que vem. Mas o importante para nós é que a vantagem foi construída e a superioridade foi confirmada no jogo de sábado”, explicou o técnico.
PC, no entanto, destaca o fato de sua equipe sofrer dois gols no jogo, o que é visto com certa cautela pelo comandante. “A nossa preocupação agora é que o Santos foi a segunda equipe que fez dois gols na Ferroviária e entraremos em um momento de mata-mata onde sofrer dois gols pode custar muito caro. Então entramos na semana sabendo que alguns setores melhoraram muito, enquanto outros setores, como a defesa, regrediram. Precisamos trabalhar muito em cima disso”, acrescenta.
A Ferroviária possui o menor investimento entre as equipes semifinalistas, o que, segundo PC, é superado com muita determinação e comprometimento. “O investimento baixo não pode justificar um resultado ruim. O nosso diferencial hoje é a maneira como os atletas estão encarando a passagem ou a presença na Ferroviária. O perfil de atleta para a Ferroviária, e tenho dito isso desde o início, é esse jogador que não para de correr nunca e sua taxa de sacrifício tem que ser máxima ou a maior possível. E é essa a imagem que vemos no nosso time. É claro que temos jogadores muito técnicos e que isso tem melhorado o desempenho do time, mas o que temos enxergado é que mesmo com o investimento menor que os outros, a equipe está baseada na responsabilidade de gestão e a gente sabia disso. A grande força nossa é a maneira como o trabalho está sendo conduzido no campo e como os jogadores receberam o trabalho que visa ajudá-los o tempo todo. Agora está se abrindo mais espaço para a condição individual deles. É claro que o jogo coletivo está prevalecendo, mas estamos nos aproximando daquele momento em que entregamos o jogo nas mãos deles”, completa PC.
Ferroviária x Portuguesa
Ferroviária e Portuguesa disputarão a semifinal com o primeiro jogo marcado para o próximo sábado (4), às 17 horas no Estádio do Canindé, em São Paulo, e a partida de volta no Estádio da Fonte Luminosa, em Araraquara, no sábado seguinte (11), às 19 horas.
Duas semelhanças cercarão a disputa. A primeira é que cada equipe tem um PC no comando, já que a Ferroviária é comandada por PC de Oliveira e a Lusa por PC Gusmão, e também o fato dos dois times ter um artilheiro da competição. Léo Castro da Ferroviária e Guilherme Queiróz da Portuguesa dividem a artilharia máxima do torneio com 13 gols cada um.
Na primeira fase, a Ferroviária se classificou com três rodadas de antecedência na segunda colocação do Grupo 1 e somou 25 pontos (oito vitórias, um empate e três derrotas), com 21 gols marcados e 11 sofridos. Na segunda fase, a Locomotiva liderou o Grupo 5 com 12 pontos (três vitórias, três empates e nenhuma derrota), com nove gols marcados e dois gols sofridos, e mais uma vez se classificou antecipadamente. Nas quartas de final, mais duas vitórias e uma classificação inquestionável: diante do Santos, venceu o jogo de ida na Vila Belmiro por 4 a 0 e superou o adversário na Fonte Luminosa por 3 a 2. A equipe grená possui uma campanha total de 13 vitórias, 4 empates e apenas 3 derrotas, com 37 gols feitos e 15 sofridos.
Já a Portuguesa terminou a primeira fase na vice-liderança do Grupo 3 com 25 pontos (sete vitórias, 4 empates e três derrotas), com 18 gols feitos e 12 sofridos. Na segunda fase, a Lusa foi vice-líder do Grupo 4 com 9 pontos (duas vitórias, três empates e uma derrota), com 6 gols feitos e 8 sofridos. Nas quartas de final, a Portuguesa superou o Desportivo Brasil no Canindé por 3 a 1 e no jogo de volta empatou por 1 a 1, carimbando sua vaga. A campanha total da Lusa conta com 10 vitórias, 8 empates e 4 derrotas, com 28 gols marcados e 22 gols sofridos.
SEMIFINAIS
Sábado - 4 de novembro
17h: Portuguesa x Ferroviária
19h: XV de Piracicaba x Inter
Sábado - 11 de novembro
17h: Inter x XV de Piracicaba
19h: Ferroviária x Portuguesa
texto e foto: Jornal o Imparcial Araraquara