A Polícia Federal (PF) em Araraquara participou nessa segunda-feira (30) da ‘Operação Buracos’, que tem o objetivo de apurar desvios de recursos públicos no âmbito do Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) de Rondônia. Um mandado de busca foi realizado em uma residência em Araraquara.
A operação que foi desencadeada pela PF em conjunto com o Ministério Público (MPF), Controladoria-geral da União (CGU), Tribunal de Contas da União (TCU) e Receita Federal, em algumas cidades do Norte do Brasil, envolveu aproximadamente 150 servidores federais. Além do mandado cumprido em Araraquara, durante todo o dia de ontem foram cumpridos 23 mandados de condução coercitiva e 26 de busca, nas cidades de Rio Branco (AC), Porto Velho (RO), Pimenta Bueno (RO), Ji-Paraná (RO) e Cuiabá (MT).
Investigação
De acordo com a PF, servidores do Deracre, do DNIT/RO e alguns empresários participavam do esquema de desvio de dinheiro público. O prejuízo pode chegar ao montante de R$ 700 milhões. O dinheiro era pago por serviços não executados e materiais que nunca foram entregues.
AS verbas eram destinadas a obras de pavimentação, construção, conservação e recuperação de rodovias federais, além de abertura, melhoramento ou recuperação de ramais. Apesar do cumprimento do mandado de busca, ninguém foi preso na cidade.
texto e foto: Jornal o Imparcial Araraquara