A Ferroviária confirmou sua presença na semifinal da Copa Paulista 2017 ao vencer o Santos por 3 a 2 em jogo realizado no início da noite de ontem no Estádio da Fonte Luminosa, em Araraquara. Hygor abriu o placar e Íkaro marcou os outros dois gols afeanos, enquanto Brendon e Diego Cardoso, em cobrança de pênalti, marcaram para o time alvinegro.
Com o resultado, a equipe do técnico PC de Oliveira avança à semifinal com a melhor campanha entre as quatro equipes classificadas. O time araraquarense enfrentará a Portuguesa, com o primeiro jogo a ser realizado no Estádio do Canindé, em São Paulo, e a partida de volta na Fonte Luminosa, em datas e horários que serão divulgados amanhã pela Federação Paulista de Futebol.
Já a outra semifinal será disputada entre Inter de Limeira e XV de Piracicaba, que no ano passado conquistou o título na decisão por pênaltis sobre a Ferroviária.
Primeiro tempo movimentado
Mesmo com a boa vantagem conquistada no jogo de ida, a Ferroviária queria a vitória para confirmar a primeira colocação geral e assim ter vantagem de decidir em casa na fase seguinte. Por isso, o time araraquarense buscou o gol desde o início. Logo aos 5 minutos, a Locomotiva levou perigo pela primeira vez com Hygor, que recebeu em velocidade na área, passou pelo goleiro, mas errou na finalização. O Santos assustou aos 17 com um chute de Danilo, que passou à direita do gol de Tadeu. Aos 18, foi a vez de Felipe Ferreira receber de frente para o gol, mas parou em uma defesa espetacular de Gabriel Gasparotto. Léo Castro perdeu a chance de marcar aos 26, quando finalizou e a bola passou perto do gol.
Mas os gols do primeiro tempo estavam reservados para o final. A Ferroviária abriu o placar aos 39, quando Hygor roubou a bola no meio, avançou e finalizou no canto esquerdo do goleiro: 1 a 0 para a Ferroviária!
A torcida vibrou muito, mas a alegria foi interrompida aos 43, quando a bola foi cruzada na área, Diego Cardoso cabeceou e Tadeu fez uma defesa à queima-roupa, mas não conseguiu evitar que Brendon pegasse o rebote para concluir e igualar o placar: 1 a 1.
Mais gols no segundo tempo
A Ferroviária voltou para a etapa complementar sem alterações e continuou pressionando. A insistência foi recompensada aos 13 minutos, quando Léo Castro recebeu na área e deu uma bela assistência para Íkaro, que apareceu como um elemento-surpresa para finalizar e fazer o segundo gol afeano: 2 a 1.
A torcida afeana reclamou um pênalti quando Felipe Ferreira foi barrado pelo adversário com os braços dentro da área. O Santos criou outra boa chance aos 20, quando Calabrês aproveitou a falha da defesa para bater e exigir outra boa intervenção de Tadeu. O técnico santista Kleiton Lima promoveu a entrada do atacante Fabrício, atleta revelado pelas categorias de base da Ferroviária.
O time do litoral voltou a igualar o marcador aos 30. Raniele derrubou o adversário dentro da área e o árbitro assinalou o pênalti, que foi convertido com muita eficiência por Diego Cardoso com um chute alto no meio do gol de Tadeu: 2 a 2.
Mas a Locomotiva voltou a ficar à frente três minutos depois, quando Íkaro foi acionado no campo de ataque e, com muita categoria, deu um belo toque por cima do goleiro Gabriel Gasparotto: 3 a 2!
A Ferroviária administrou a vantagem no marcador e confirmou a vitória e a classificação.
FICHA TÉCNICA
FERROVIÁRIA 3 x 2 SANTOS
Local: Estádio da Fonte Luminosa, Araraquara.
Data/Horário: Sábado, 28 de outubro, 18 horas.
Público: 1.317 pagantes.
Renda: R$ 15.445,00.
Arbitragem: Leonardo Ferreira Lima, auxiliado por Mauro André de Freitas e Robson Ferreira Oliveira.
Cartões amarelos: Wilian Favoni (Ferroviária); Diego Cardoso e Fabrício (Santos).
Gols: Hygor (aos 39’ do 1º T) e Íkaro (13’ e 33’ do 2º T) para a Ferroviária; Brendon (aos 43’ do 1º T) e Diego Cardoso (30’ do 2º T) para o Santos.
FERROVIÁRIA - Tadeu, Raniele, Luan, Élton e Arthur (Renato Kayzer); Wilian Favoni, Íkaro, Élvis e Hygor (Danilo Sacramento); Felipe Ferreira e Léo Castro (Caio Mancha). Técnico: PC de Oliveira.
SANTOS – Gabriel Gasparotto; Felipe Rodrigues (Rodolfo), Bruno Leonardo, Sabino e Danilo; Brendon, Diego Gomes, Carlos Alberto e Diogo; Diego Cardoso e Marquinhos (Fabrício). Técnico: Kleiton Lima.
texto e foto: Jornal o Imparcial Araraquara