CONFIRA AS FOTOS - DIA DE MUITA GENTE NO CASARÃO BELA VISTA EM ARARAQUARA































































































Imóvel, construído em 1884, já foi palco de muita tortura na época dos escravos. O casarão agora atrai pesquisadores e curiosos com as histórias de fantasma que assombram o local.

Vamos conhecer mais uma casa-assombrada do Brasil. Falta mais 9.908 para chegarmos ao número de casas-assombradas dos EUA, mas estamos progredindo. Assombrados, a dica desta postagem foi da assombrada leitora Ana Paula Barbosa Silva, que viu uma reportagem no programa Balanço Geral sobre um casarão de 1884 localizado em Araraquara-SP. Ela ficou curiosa e não achou muita coisa na internet, então pediu se possível para fazer um post sobre o local.

Coronel Antônio Joaquim de Carvalho
O casarão está localizado no Assentamento Bela Vista, zona rural de Araraquara-SP. Construído em 1884, ele era a sede da fazenda, uma grande produtora de café. Na época, era permitido ter escravos (a abolição dos escravos só aconteceu no dia 13 de maio de 1888 - mesmo depois de acabada a escravidão no Brasil, existiam escravos na fazenda. Quando fiscais iam fiscalizá-la, eles eram escondidos em túneis secretos. Triste.), e é claro que a fazendo tinha muitos, e eles foram os responsáveis por erguer toda a casa, enquanto sua moradia era o porão, a senzala. O dono das terras e do casarão era o Coronel Antônio Joaquim de Carvalho, o barão do café da região.

O casarão é imenso, tem mais de 50 cômodos. Conta com portas com 3 metros de altura e janelas imensas, que ostentavam a riqueza. Já a senzala, no porão da casa, era o oposto, janelas minúsculas e uma pequena porta para os escravos entrarem, fazendo eles abaixarem a cabeça, num gesto de submissão ao coronel. É claro que havia os locais onde eles eram castigados. Um muro, logo na frente da porta de entrada da senzala ainda tem as correntes presas em sua parede. E também havia um porão logo abaixo da senzala, que foi lacrado pela última família a morar neste casarão, a uns 20 anos atrás.

Atualmente o casarão está bem diferente de sua época áurea. Ele serve de lar para centenas de morcegos e está todo velho, sendo deteriorado pela ação do tempo. No pavimento onde vivia o coronel, já não é possível andar mais por risco de desabamento.

O local é como um ponto turístico, muitas pessoas vão até o casarão para conhecer a história da região, e outros por pura curiosidade, na tentativa de presenciar algo sobrenatural.

texto: assombrado.com.b